segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Elegante? O couro é o braço direito da indústria da carne e do leite.

Elegante? O couro é o braço direito da indústria da carne e do leite.


Por Dizy Ayala

O sucesso econômico dos matadouros e da Indústria de laticínios está diretamente ligado à venda de couro. Você já pensou que ao comprar um novo par de sapatos, uma bolsa, uma carteira ou um cinto de couro, estará contribuindo diretamente com a pecuária? 

A pecuária é a indústria que mais mata animais no mundo e também é a que mais degrada o meio ambiente, por conta de dejetos como sangue e fezes, bem como pela emissão de gases do efeito estufa por conta dos animais. Também o desflorestamento para abrir novas zonas de pastagens e degradação das já existentes.

Aliás, do ponto de vista ambiental, o couro provoca a poluição de rios e solos com mais de 50 elementos químicos diferentes, no processo de produção nos curtumes.

Muitos pensam que não é tão grave usar couro para o vestuário (roupas, calçados e acessórios), porque afinal os animais já foram mortos e, portanto o couro parece ser apenas um descarte a ser aproveitado. Mas, as coisas não são bem assim... 

O couro costuma vir da pele de vacas, porcos, cavalos, cabras e ovelhas; bem como de animais exóticos como jacarés, avestruzes e cangurus; e também de cães e gatos, originário de países asiáticos onde esses animais são abatidos para consumo. Ou seja, a origem do couro, seja de qual animal for, está intimamente ligado à exploração de animais para o consumo, o que torna incongruente que pessoas vegetarianas façam uso de couro.

De acordo com um relatório do Departamento de agricultura dos Estados Unidos (o mesmo acontece na Europa e no resto do mundo), a pele dos animais representa "o subproduto economicamente mais importante" da indústria da pecuária intensiva. O que significa que é um grande ganho para os pecuaristas, não um produto de desvio.

Quando a produção de leite das vacas diminui, as vacas são assassinadas e a sua pele é manufaturada. As peles dos vitelos, criados para a "carne branca", são transformadas em couro cru. 

Outras espécies de animais são caçadas e mortas exclusivamente para a produção de couro e peles, incluindo as zebras, búfalos, javalis, elefantes, alces, tubarões, golfinhos, focas, morsas, sapos, tartarugas, crocodilos, lagartos e cobras. O que representa um dano significativo à vida selvagem, particularmente pela forma brutal como muitos desses animais são assassinados.




Você pode comprar produtos cruelty free de modo a evitar o desnecessário sofrimento animal e degradação ambiental... Então, por que não fazê-lo?


Saiba mais sobre alternativas ao couro de origem animal, com várias opções sintéticas e de origem vegetal nos links abaixo:

A Revolução do Couro Vegetal e as Grifes de Ponta

http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2015/08/a-revolucao-do-couro-vegetal-e-as.html

Matéria-prima vegetal vira tendência na indústria

http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2017/01/couro-vegano-vira-tendencia-na-industria.html

Marcas de calçados e acessórios em material sintético

Campanha para renovar o guarda-roupa

Alguns sites que recomendo
Vegano Shoes
confira a resenha
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2017/01/vegano-shoes-na-trilha-do-bom-gosto-e.html

Insecta Shoes
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2017/03/insecta-shoes-vegana-criativa-e.html

La Loba
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2018/03/la-loba-e-primeira-empresa-de-moda-no.html

Dizy Ayala

Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  


Faça parte você também da construção de um mundo mais compassivo, 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e aos outros seres que o dividem conosco.

Adquira o seu exemplar de Uma Escolha pela Vida 
através do e-mail dizyayala@gmail.com 

Mais infirmações no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário