quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Vaca sagrada? Investigação revela a crueldade nas fazendas de laticínios na Índia.


Vaca sagrada?
Investigação revela a crueldade nas fazendas de laticínios na Índia.

Por Dizy Ayala

Investigação feita pela organização de proteção animal Pune Animal Equalite, ao longo de dois anos, revela a crueldade contida em um copo de leite.

Foram registrados o manejo feito por homens sem preparo técnico, usando equipamentos não esterilizados nos processos de inseminação (que é quando fecundam as vacas forçadamente através da introdução de cilindros em seus genitais). Também casos recorrentes de espancamento de animais, com varas e correntes, e bezerros afastados das vacas com apenas dias de nascimento. Nada de incomum para a terrível realidade da indústria do leite em todo mundo.

Aproximadamente 107 fazendas, dois centros de coleta de sêmen, 11 mercados de bois e vacas, oito matadouros, sete mercados de carne e cinco curtumes em Haryana, Punjab, Telangana, Kerala, Tamil Nadu, Karnataka, Uttar Pradesh, Gujarat e Maharashtra foram investigados.


As práticas nestes locais violam a Lei de Prevenção de Crueldade contra Animais (PCA), de 1960, as Regras de Transporte, de 1978, as Regras do Matadouro, de 2001, e diversas ordens do Supremo Tribunal.

O que chama a atenção é que tais práticas na Índia, como em qualquer outro país, estão na contramão do mercado, tendo em vista a queda acentuada no consumo de leite e seus derivados. Sem contar que a cultura deste país é mundialmente conhecida por considerar a vaca como sendo sagrada, portanto digna de cuidados especiais. Esta é a questão chave a ser refletida quanto à exploração animal, seja em que lugar e de que forma for.

Não há bem estarismo na exploração de animais, somente práticas menos ou mais cruéis. O fato é que sempre haverá dano. E é sabido, hoje em dia, que a fantasia da fazendinha feliz não existe. “Eles são torturados diariamente. Na natureza, o gado pode viver até 20 anos. Essas práticas cruéis fazem com que seus corpos se deteriorem em apenas quatro anos”, declarou Amruta Ubale, diretora executiva da Animal Equality.

De acordo com o departamento de pecuária, laticínios e pesca, a Índia possui 327 milhões de bois e vacas, o maior número do mundo. De acordo com o Hindustan Times, o governo fez um investimento para atender uma demanda nacional de 150 milhões de toneladas de leite de 2016 e 2017, e pretende aumentar para 210 milhões de toneladas até 2021.
Segundo a matéria, um funcionário do alto escalão do Ministério do Meio Ambiente Sindical disse que as diretrizes são estabelecidas pela Lei de Prevenção de Crueldade contra Animais, de 1960, mas o departamento de pecuária é que faz o monitoramento. Um absurdo. Tendo em vista que para a indústria interessa apenas o lucro.

Para que o leite possa servir aos humanos, vaca e bezerro são apartados e o bezerro costuma ser descartado (deixado pra morrer) ainda bebê. Em fazendas leiteiras, ou segue para a produção do baby beef ou, como novilho, vive por no máximo seis meses para então ser morto. A vaca será explorada por volta de quatro anos, até que siga para o abate para consumo de carne e couro. Portanto, não há consumo de leite e seus derivados (queijo, iogurte, milkshake) de origem animal, sem sofrimento e morte.


Por conta de um número crescente de pessoas que optam por produtos de origem vegetal, seja pela consciência animal, questões alimentares ou intolerância, uma vez que esses produtos estão carregados de insumos (hormônios e antibióticos) nocivos à saúde, sendo a razão de várias doenças, há várias opções no mercado de leites, iogurtes e queijo vegetais. Não seja cúmplice da crueldade. Você pode também preparar em casa. Confira no link http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/search?q=leites+vegetais

Sua saúde e as vaquinhas agradecem!




Matéria editada, com considerações próprias da redatora, a partir de informações publicadas pela ANDA (Agência Nacional de Direitos Animais) da matéria original publicada por Hindustan Times.

Pode também interessar

Pesquisas apontam queda no consumo de leite

Conheça dicas para uma alimentação saudável sem derivados de origem animal

A revolução do couro vegetal e as griffes de ponta

2 comentários:

  1. Dizy,

    Se no país onde as vacas são consideradas sagradas acontece isso, imagine nos outros.... Tudo em nome do $$$$.

    Como você disse, em maior ou em menor grau, sempre haverá dano.
    Infelizmente a farsa da fazendinha feliz ainda faz parte do imaginário das crianças - que acabarão se acostumando com esses produtos e perpetuando a exploração animal - exceto talvez uma minoria que opte futuramente por ser vegana.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Grata por seu comentário! Que mais e mais pessoas despertem para a possibilidade de um mundo sem exploração animal. Não precisamos de nada disso. Tudo que precisamos para nos alimentar está ao nosso dispor em uma alimentação de origem vegetal, que é benéfica para nossa saúde, para o meio ambiente e para os animais.

    Abraços.

    ResponderExcluir