sexta-feira, 17 de março de 2017

Fraude escandalosa na indústria brasileira da carne é revelada pela Polícia Federal.


Fraude escandalosa na indústria brasileira da carne é revelada pela Polícia Federal.

Por Dizy Ayala

Investigação realizada pela Polícia Federal revela que os principais grupos de frigoríficos do país estão envolvidos na operação chamada A Carne é Fraca em seis estados investigados: Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás e no Distrito Federal. Trata-se da maior operação já realizada na história da PF.

Empresas de alimentos líderes de mercado global também estão envolvidas no escândalo: a BRF alimentos, bem como a JBS em acordo com agentes da Vigilância Sanitária que faziam vista grossa às irregularidades.

Executivos do frigorífico JBS e da empresa BRF Brasil foram presos.

A BRF é a 7a maior companhia de alimentos do mundo em valor de mercado, detentora das marcas Sadia, Perdigão, Qualy, Batavo e Elegê.

Carne em decomposição foi mascarada com produtos químicos e teve a produção adulterada com presença de papelão. Segundo a PF, as empresas investigadas (entre elas, a BRF e a JBS) usavam carnes podres com ácido ascórbico para disfarçar o gosto, frango com papelão, pedaços de cabeça no recheio de linguiças, e reembalavam produtos vencidos. (Exame)

Convém lembrar que, há dois anos atrás, já havia sido relatada a adulteração da carne da JBS quando foi negada por importadores na Europa por sua questionável qualidade. Nessa mesma época, é que foram lançadas campanhas na mídia com celebridades globais para promover a marca para o mercado interno. Ou seja, o embuste foi repassado ao consumidor brasileiro, inclusive no repasse à merenda escolar das escolas públicas.

 


Foram revelados vários esquemas de corrupção, com pagamento de propina aos órgãos competentes para liberação da carne por parte de agentes públicos. A operação detectou em quase dois anos de investigação que as Superintendências Regionais do Ministério da Pesca e Agricultura do Estado do Paraná, Minas Gerais e Goiás “atuavam diretamente para proteger grupos empresariais em detrimento do interesse público”.

Chefe da regional de Londrina recebia propina para ajudar as empresas fiscalizadas e, segundo a PF, usava franquia do Subway para lavar dinheiro. Ele é alvo de mandado de prisão preventiva pela Polícia Federal.


A carne adulterada também foi negociada no exterior com alguns dos principais compradores: China, Hong Kong,  Egito, Irã, Chile, Rússia Itália, dentre outros.

Será possível avaliar o dano à saúde causado a tantas pessoas ao longo de todo o período dessa operação?

A operação Carne Fraca nos faz lembrar a recente operação Leite Compensado, onde também houve fraude com a adulteração do leite e seus derivados, com alto risco à saúde do consumidor.

É preciso se questionar sobre a segurança alimentar dos produtos de origem animal, uma vez que essas irregularidades tem sido recorrentes, envolvendo todos os postos da cadeia produtiva desde o matadouro até as empresas de produção de alimentos.

Conheça a lista completa das empresas envolvidas no link

Preserve sua saúde e prefira alimentos vegetais. Você tem a opção de se alimentar de alimentos frescos, saborosos e saudáveis e não em decomposição ou vergonhosamente maquiados e adulterados, com prejuízo a sua saúde e seu bolso.

Conheça os 10 piores alimentos e aprenda a substituí-los.

Veja o que recomenda o modelo nutricional mundial da ONU, amparado no mais completo estudo sobre alimentação humana, realizado pela Universidade de Harvard.

Assista ao documentário intitulado: A Carne é fraca.

https://www.youtube.com/watch?v=rrFsGTw5bCw

Informações da matéria sobre a fraude foram obtidas nesta data, 17/03, pelo telejornal Jornal Hoje, matéria on line do jornal Estadão e revista Exame.


Dizy Ayala

Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com






Conheça a obra Uma Escolha pela Vida e faça você também um consumo consciente 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e às outras espécies que o dividem conosco.

Informações no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário