sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Projeto Ocean Clean up promete limpar o lixo dos oceanos até 2020.


Projeto Ocean Cleanup 
promete limpar o lixo dos oceanos até 2020.



Boyan Slat, um jovem inventor holandês, teve a ideia de criar o chamado Ocean Cleanup quando viu mais garrafas de plástico do que peixes ao mergulhar. Ele deixou dos estudos como engenheiro aeroespacial e passou a se dedicar integralmente ao projeto. 


O Ocean Cleanup é uma tecnologia que aproveita as correntes marinhas para reter o lixo dos oceanos de maneira que se possa retirá-lo. “Por que mover-se até o oceano se o oceano pode mover-se até você”? - pensou ele.

A tecnologia Ocean Cleanup funciona como uma barreira flutuante que aproveita as correntes oceânicas para bloquear os resíduos encontrados no mar.


Atualmente, mais de 5 trilhões de peças de lixo plástico estão presentes no oceano em cinco zonas principais, sendo a maior delas entre o Havaí e a Califórnia.


O primeiro protótipo foi implantado em junho de 2016 e foi possível coletar lixo plástico em até três metros de profundidade, com capacidade de reaproveitamento para reciclagem. As próprias barreiras flutuantes, por exemplo, são compostas de plástico reciclável. A expectativa é remover 65 metros cúbicos de lixo por dia.

O plano audacioso de Boyan foi apresentado pela primeira vez em um TEDx na Holanda onde não foi muito bem recebida. A partir desse momento, ele mesmo desenvolveu a tecnologia e montou um site com todas as especificações. Após um estudo de viabilidade, junto a uma equipe de mais de 100 pesquisadores, cientistas e ambientalistas, que resultou em um relatório com 530 páginas e abriu uma campanha na web para financiar sua ideia.

Boyan Slat tem sido reconhecido como um dos 20 jovens empresários mais promissores e é o mais jovem ganhador da mais alta distinção ambiental da ONU: Campeão da Terra. Entre outros títulos, foi destacado na lista da Forbes como um dos 30 com menos de 30, edição de 2016.

O Ocean Cleanup agora se prepara para lançar seu primeiro projeto piloto ao final de 2017.


Gostou do projeto? Quer participar?

Curiosidade: Times de futebol como o Real Madrid, por exemplo, tiveram a confecção de suas camisetas feita a partir de garrafas pet recicladas, captadas dos oceanos, com assinatura da Adidas. Aliás, essa é uma tendência cada vez mais presente para confecção de roupas e calçados, com qualidade, tecnologia e compromisso ambiental.
Você também pode fazer a diferença, fazendo a reciclagem do seu lixo e evitando que ele chegue aos oceanos! Informe-se sobre a coleta seletiva e postos de reciclagem em sua cidade. Acesse o site nacional da e-Cycle e descubra o local mais próximo de seu domicílio.

Texto original em Inglês: Boyan Slat is a Dutch inventor and entrepreneur who creates technologies to solve societal problems.

Dizy Ayala

Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Páginas no facebook

Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com



Conheça a obra Uma Escolha pela Vida e faça você também um consumo consciente 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e às outras espécies que o dividem conosco.

Informações no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário