domingo, 22 de janeiro de 2017

Pelo fim dos circos com animais no Brasil e no mundo.


Pelo fim dos circos com animais no Brasil e no mundo.
Por Dizy Ayala
Recentemente, o estado de Santa Catarina uniu-se a outros 11 estados brasileiros que já aprovaram legislação que proíbe o uso de animais em circos. Os demais são Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Diversos municípios, nesses e outros estados, também já fizeram o mesmo.
Conforme dados do  Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, há mais de cinco anos nossos deputados federais adiam a importante decisão de votar o Projeto de Lei 7291/06, que estabelece a proibição do uso de animais em circos no Brasil, em nível nacional. Há uma negligência em relação à defesa animal, bem como com a vontade popular. De acordo com uma enquete feita pela própria Câmara dos Deputados, mais de 91% dos brasileiros são contra o uso de animais em circos.

Animais em circos são submetidos a viver uma vida inteira em jaulas ou carretas, tendo seus membros e colunas atrofiados, o que resulta sofrimento físico e psicológico. Além disso, eles são mutilados, espancados e submetidos a treinamentos cruéis para realizar atos dolorosos, que nada tem a ver com o seu comportamento natural, consistindo em uma manifestação de abuso, humilhação e tortura. Essas práticas arcaicas criam condições para que a violência repercuta entre os humanos. Não é possível continuar a referir-se à prática de maus-tratos como entretenimento.
O uso de animais em circos é tão cruel que já foi proibido em diversos países, tais como: Áustria, Peru, Singapura, Costa Rica, Índia e Israel. Animais selvagens em circos também foram proibidos em Portugal.
Quando esses animais ficam velhos e/ou doentes, frequentemente são abandonados para morrer à míngua. E quando socorridos pelos fiscais do Ibama, são grandes as dificuldades financeiras para o transporte e acolhimento desses animais em santuários.

No Brasil, dentre tantos abrigos heroicamente mantidos por recursos próprios, doações e trabalho de voluntários junto aos profissionais, dedicamos especial destaque ao primoroso trabalho do Rancho dos Gnomos, que há 18 anos vem acolhendo inúmeros animais da fauna silvestre, animais vitimados pelos maus-tratos em circos, com uma reserva para felinos de grande porte e também animais de fazenda.



Em nome do respeito à vida animal e à vontade popular, já é tempo de o Brasil pôr fim a essa barbárie.

Pode também interessar 
Pelo Fim dos Zoológicos e Aquários no Mundo
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com.br/2015/10/pelo-fim-dos-zoologicos-e-aquarios-no.html


Dizy Ayala


Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Páginas no facebook
Uma Escolha pela Vida
Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com




Este e outros temas estão presentes na obra Uma Escolha pela Vida.
Adquira o seu exemplar e faça você também um consumo consciente 
com maior qualidade de vida, respeito ao meio ambiente 
e às outras espécies que o dividem conosco.

Informações no link

Nenhum comentário:

Postar um comentário