domingo, 13 de dezembro de 2015

Confraternização




Confraternização

Por Dizy Ayala


E quem não gosta de uma reunião em família, entre amigos, ainda mais quando em torno de uma mesa farta e saborosa? 

Isso é um valor humano e universal! Nos transmite sentimento de prosperidade material e afetiva!

Há um mito de que esta é uma tradição exclusiva daqueles que se alimentam de ingredientes de origem animal. O churrasco de domingo ou aquele rodízio de pizza calabresa!

Também os veggies e vegans gostam de confraternizar e degustar boa comida!

Todos esses programas são comuns para qualquer um de nós, a única diferença é que para vegetarianos e veganos, a comida não só como um capricho do paladar, tem também um compromisso com a vida e um respeito pelo que nos serve de alimento. Produtos animais saem do cardápio e acredite ninguém passa fome! Não comemos só alface! Verduras, legumes e frutas são sim a base da dieta porque são saudáveis e também porque são uma delícia! Talvez a maioria das pessoas só precise experimentar! 

E antes que alguém questione sobre o sofrimento dos vegetais, não, não há dor no reino vegetal! Organismos vivos não são dotados de órgãos, cérebro e sistema nervoso, diferente dos animais humanos e não humanos que são sencientes ( capacidade de sentir dor e afeto). Basta parar pra pensar que ninguém irá dizer: Vou matar um pé de alface, caçar umas batatas ou carnear um cogumelo! Os alimentos da terra são cultivados e são colhidos! E a terra é generosa e abundante na oferta de grãos, cereais e vegetais. Muitos deles inclusive quando preparados tem consistência, aparência e sabor similares ao que carnistas estão habituados a comer. É a chamada carne vegetal! Sim, porque o que efetivamente apreciam é o sabor dos temperos, uma vez que não há gosto bom em uma carne morta, crua e sem tempero.


Veggies e especialmente os vegans, que também retiram o leite, seus derivados e os ovos da dieta costumam ser apontados como estranhos, chatos e inconvenientes. Vai comer o que então? Especialmente aqui no Rio Grande do Sul, somos até mesmo expatriados! Se não come churrasco, não é gaúcho! Até hoje fico curiosa para saber qual o nome dado a esse tipo de fobia! Sim porque é mais fácil discutir sobre o racismo e a homofobia, do que ser aceito como aquele que retirou a violência do prato!

Entretanto os bons ventos da mudança começam a soprar! À medida que mais pessoas se afirmam em suas escolhas, sem se deixar anular ou esconder e passam a se reunir, somos reconhecidos como uma parcela importante da população e que não é um inconveniente, e sim é gente como todo mundo, com uma visão de respeito à vida, sem especismo (julgar que uma espécie, a humana, prevalece sobre as outras) e que por isso mesmo, como amantes da vida, celebramos!


Saiba detalhes do mais completo estudo sobre alimentação saudável, sem carne, feito pela Universidade de Harvard e proposto pela ONU no link.
http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2017/03/conheca-as-4-dicas-para-uma-alimentacao.html



Dizy Ayala
Defensora dos Direitos dos Animais, 
Formanda em Publicidade e Propaganda -  
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Blogueira, Revisora, Escritora, Vegana.
Página no facebook

Ação pelos Direitos dos Animais  
dizyayala@gmail.com





3 comentários:

  1. "Também os veggies e vegans gostam de confraternizar e degustar boa comida!

    Todos esses programas são comuns para qualquer um de nós, a única diferença é que para vegetarianos e veganos, a comida não só como um capricho do paladar, tem também um compromisso com a vida e um respeito pelo que nos serve de alimento. Produtos animais saem do cardápio e acredite ninguém passa fome! Não comemos só alface! Verduras, legumes e frutas são sim a base da dieta porque são saudáveis e também porque são uma delícia! Talvez a maioria das pessoas só precise experimentar! "

    ResponderExcluir
  2. Sim! A terra é pródiga em tantos alimentos vegetais e são variados e saborosos os seus preparos. É possível saciar o paladar com bom gosto e qualidade, sem crueldade.

    ResponderExcluir