quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Aberta a temporada de rodeio, isso parte meu coração ao meio!


Aberta a temporada de rodeio, isso parte meu coração ao meio!


Dizy Ayala


Aberta a temporada mais ativa para os rodeios no estado do RS. Enquanto boa parte de nós faz planos para descansar e relaxar no período de férias, para bois, bezerros e cavalos, o aperto e exploração apenas vai começar!

Há euforia no anúncio por parte de organizadores, tradicionalistas e veículos de mídia. Para estes, tais eventos servem para celebrar o encontro entre muitos amigos e famílias nesses rodeios. Porém o que não é dito é que o que é tido como diversão no palco, ou melhor, arena, dos rodeios. Ali figuram cavalos e bois, animais naturalmente imponentes, subjugados pela pessoa do peão, que fazendo uso de verdadeiros instrumentos de tortura promove as gineteadas e provas de laço. Submetem animais pela dor e sofrimento. 


Essa tradição que apesar da evolução humana em moral e ética, tendo boa parte da desaprovação popular, teima em resistir. São esses grupos específicos que por tradição, totalmente provinciana e ultrapassada, pretendem afirmar a valentia do gaúcho na doma do animal. Não é valente quem maltrata um inocente! Recentemente, um desses peões de rodeio afirmou que para esses animais que não se adaptam à lida no campo, o rodeio é a opção para poupá-los a morte nos matadouros. Para tanto, esses animais serão frequentemente feridos, seja pela espora, chicote, relho, arreios e as fraturas decorrentes da montaria. E chamam a tudo isso de diversão! 


Tortura não é cultura, muito menos diversão! Uma verdadeira afronta à ideia de que o cavalo é o melhor amigo do gaúcho, pelo menos no que diz respeito à contrapartida. Quem frequenta esses locais como espectador é cúmplice e tão responsável quanto os que afligem esses animais.




Que se possa celebrar o encontro, sem que nenhum inocente tenha que ser humilhado, subjugado e mal tratado! Basta de crueldade! Que o laço não lace dor e enlace o coração! Há que evoluir a tradição em compaixão! Por respeito aos animais, à vida e os valores de respeito e humanidade para as próximas gerações!









Chico César em Presidente Prudente - Virada Cultural lSP
Odeio Rodeio








Defensora e Ativista dos Direitos dos Animais,
Formanda em Publicidade e Propaganda
Grupo Ação pelos Direitos dos Animais  no facebook
Blogueira, Vegana.



Dizy Ayala
Ação pelos Direitos dos Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário